sabato 16 ottobre 2010

VÍRGULA MESMO.


O nome do blog "vírgula mesmo", vem do nome da obra: "A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro", de Marcel Duchamp (1887-1955).
Duchamp é um dos mais importantes artistas da história da arte, foi precursor da arte conceitual, do dadaismo, surrealismo, inspirou vários artistas como Tristan Tzara, Jonh Cage, André Breton, introduziu o que denominou de ready made como objeto de arte.
Foi um grande pensador e artista e contribuiu imensamente para a arte, e dentre as muitas fascinantes obras que deixo sempre me intrigou o nome dado à sua mais complexa, a já citada: "A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro", que trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra onde se vê uma figura geométrica acima, representando a noiva, e várias outras figuras na parte de baixo, dispostas em círculo ao lado de uma engrenagem, representando os celibatários.
Esta obra ainda gera muita discussão, pois ainda não chegou-se ao consenso sobre o que ela representa.
Mas uma coisa podemos ter certeza: seja lá o que a obra (inicialmente, para seu criador) representa, ela representa VÍRGULA MESMO!

Nessun commento:

Posta un commento