mercoledì 11 agosto 2010

Impressões de um FILME


CINEMA: O Estranho em mim, filme alemão. Direção Emily Atef, com os atores Susanne wolff, johann von Buelow e Maren Kroymann.

Ontem fui ao cine Unibanco assistir ao filme O estranho em mim, que narra a história do nascimento de uma criança e o rebuliço que ele causa na vida dos pais, pois a mãe adoece quando o primeiro filho nasce, e não consegue cuidar de seu filho.
A doença é a depressão pós-parto, uma doença mais comum do que se imagina, e tão pouco falada.
Segundo o site ABC da Saúde, de 50% a 80% das mulheres apresentam reações emocionais ao parto, que ocorre logo após o nascimento até uma semana, podendo durar até seis meses.
A doença pode ser causada tanto por fatores biológicos, ou seja, variação do nível dos hormônios sexuais (estrôgenio e progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração de humor; quanto por fatores psicológicos, entende-se sentimentos conflituosos da mulher em relação a ela como mãe, ao filho, ao companheiro etc.

O filme trata do tema com grande sensibilidade, sendo a direção e as atuações extremamente realistas.
O tema nos é exposto pela visão da mãe, numa interpretação intensa, mas sem ser dramática, mostrando todo o processo: desde os sintomas, a descoberta da doença, o tratamento.
E mais importante: o filme faz um alerta à existência da doença, informando para tentar combater à ignorância acerca do tema, que muitas vezes, como no filme, pode chegar a atrapalhar o tratamento da mãe.
Enfim, um filme para ser visto, mesmo, pois além de tudo foi o grande vencedor da competição de novos diretores da 32 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, assim como Melhor Atriz, para Susanne wolff.


ps- quem quiser pesquisar mais sobre o tema, fica o link http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?103

Nessun commento:

Posta un commento