domenica 19 settembre 2010

festival INDIE.10


CINEMA. hoje fui assistir no festival Indie 2010, nos cinesesc, o filme japonês "sonata de tóquio" de kiyoshi kurosawa, diretor que tem uma retrospectiva de seu trabalho exibido na mostra. saí emocionada. um filme dramático bem construído que narra uma família comum japonesa e seus problemas a partir de quando o pai perde seu emprego e esconde da família.

para mim, o que ficou mais marcado foi a percepção de que o indivíduo precisa estar resolvido como indivíduo para estar em harmonia com o coletivo, mesmo que este coletivo seja sua família.
pouco diálogo, mas muito bem escrito. quando a mãe diz "só temos a nós mesmos para mudar" e isso é bom, é um alívio saber que basta a gente ser feliz com a gente!
o filho mais novo, descoberto como um talento raro para o piano, dizendo que prefere ficar sozinho pois sempre que diz algo a alguém é mal interpretado e traz discórdia. e na última cena isso fica claríssimo, ao vermos o menino tocar. podemos ver que o silêncio é bom. e que a fala definitivamente não é a única forma de comunicação.
ver um pai tentando manter-se como "protetor" e mantenedor da família, e seu caminho até aceitar as mudanças e dignamente continuar sua vida.
atores firmes, que trazem tudo no olhar, como deve ser. uma aula de interpretação!
um filme que, no meu processo de fortalecer-me como indivíduo, tranquilizou--me: pois fica claríssimo, que os processos de evolução, a gente só pode viver sozinhos, mesmo!

Nessun commento:

Posta un commento