martedì 14 settembre 2010

Flávio de Carvalho


"outra experiência posterior, o New Look de Verão, foir também antecipadamente pesquisada e preparada por Flávio de Carvalho em quase um ano de estudos enquanto publicava no Diário de s. Paulo uma série de artigos denominada A moda e o novo homem sobre a forma de vestir. Inconformado com a maneira inadequada de vestir-se dos homens dos trópicos, começa a pensar em uma maneira radical de transformar as vestimentas do homem brasileiro com o objetivo de desenvolver uma proposta mais coerente para o clima quente.
assim, mesmo anteriormente à existência de uma teoria da moda, o artista já tinha pensado a moda como questão sociológica de fundamental importância, mais uma vez demonstrando o quão avançada eram as suas ideias.
mais uma vez usando as ruas de São Paulo como espaço de experimentações para a sua experiência sociológica, que segundo Toledo (1994), o coloca como pioneiro da teoria da moda no Brasil, o artista desfilou em 18 de outubro de 1956, na rua Barão de Itapetininga, com o seu traje de verão. Composto de saiote verde e blusa amarela com meia arrastão sandálias de couro cru e um chapéu de nylon branco transparente.
o artista, pra comprovar a praticidade da roupa andava pelas ruas calmamente da mesma fora que andaria se estivesse com roupas tradicionais e cotidianas. A roupa tinha a função de resolver um problema social, já que na concepção do artista era um traje perfeitamente possível para uso popular em clima tropical, racional e de preço acessível a todas as camadas da sociedade.
Essa experiência é um ato inteiramente performático tanto pelo seu caráter de pesquisa como pela intervenção renovadora em um costume arraigado, e ligado ao corpo e seus movimentos e exposição, e que antes não havia sido pensado. Ao pensar um traje, anteriormente só concebido como figurino a ser utilizado em espaços específicos, como, por exemplo, o teatro, transportou uma preocupação simplesmente artística para um espaço e uso social.
Flávio de Carvalho usou, não só novas linguagens, como também o corpo como mídia para suas ideias, conceito que será explorado artisticamente a partir da década de 1980."

(trecho tirado da pesquisa de iniciação científica de Paula Liberatti, sob orientação da Dra. Naira Ciotti, com bolsa do CNPQ, realizada no curso de comunicação de artes do corpo, da PUC-SP, no ano de 2006, entregue em 2007, com título: FLÁVIO DE CARVALHO: ARTE TOTAL EM TERRAS BRASILEIRAS).

2 commenti:

  1. Mel, vou dar uma palestra sobre Flávio de Carvalho e a moda, na faculdade de moda de araçatuba, na semana de moda. seria muito legal se vc pudesse ver. bjos amada.

    RispondiElimina