giovedì 13 gennaio 2011

do amor, por rilke

de Rainer Maria Rilke:

"É bom ser solitário, pois a solidão é difícil, e o fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la.

Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provocação, o trabalho para qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação.

Por isso as pessoas jovens, iniciantes em tudo, ainda não podem amar: precisam aprender o amor. Com todo o seu ser, com todas as forças reunidas em seu coração solitário, receoso e acelerado, os jovens precisam aprender a amar.

Mas o tempo de aprendizado é sempre um período de reclusão, de modo que o amor é por muito tempo, ao longo da vida, solidão, isolamento intenso e profundo para quem ama.

(...) o amor constitui uma oportunidade sublime para o indivíduo amadurecer, torna-se algo, torna-se um mundo pra si mesmo por causa de uma outra pessoa; é uma grande exigência para o indivíduo, uma exigência irrestrita, algo que o destaca e o convoca para longe.

(...) configurando uma relação de ser humano com ser humano, não mais de homem e mulher. E esse amor mais humano (..), será semelhante àquele que preparamos, portanto ao amor que consiste na proteção mútua, na delimitação e saudação de duas solidões".

Nessun commento:

Posta un commento